A dimensão prática da Teologia

A teologia tem uma dimensão prática. Nenhum estudioso de bom senso faz dualismos entre teoria e prática. Não se pode descartar da teologia a sua natureza prática. Teologia que não se desemboca em ação não tem sentido de ser.

A teologia hodierna precisa ser pensada no horizonte da práxis. Aqui, “práxis” significa ação cristã refletida com o intuito de transformar as relações humanas. Desse modo, busca-se uma teologia, primeiro, “da” práxis. Ou seja, uma teologia aberta a se reestruturar internamente os seus próprios conteúdos. Segundo, uma teologia “na” práxis que faz das relações humanas o lugar de produção teológica. Longe de ser mero observador, a teologia na práxis capta novos problemas com uma postura de comprometimento. Terceiro, uma teologia “para” a práxis. Isto é, uma teologia de intencionalidade prática; faz hermenêutica da vida em relação com a hermenêutica dos textos bíblicos.

A prática, como por um “retorno dialético”, pode também iluminar a fé e contribuir, com seu potencial epistemológico próprio, para o conhecimento teológico. A teologia, que tem na Revelação seu princípio determinante, encontra a fonte de seu conhecimento não só nas palavras da fé, mas também, e enquanto iluminada por elas, na prática da fé, que atualiza e encarna a Palavra no hoje. A vida de fé das pessoas e comunidades mostra aspectos do mistério de Deus a que o teólogo não deve de modo algum ficar desatento na construção de sua teologia.

Para que seja rico e fecundo, o confronto entre fé e prática deve, para o teólogo, se dar na vida real antes que na teoria teológica. Isso implica como condição necessária que o teólogo tenha uma vinculação real com a vida concreta da comunidade eclesial. A luz própria da prática para a teologia consiste que ela, por um lado, provoca o conhecimento teológico e, por outro, o verifica. Em outras palavras: interroga e reconhece a verdade teológica.

Carlos Cunha

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão teológica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s