Deus é amor

Certo pastor evangélico usava a seguinte ilustração para falar sobre o significado da morte de Jesus Cristo: “Toda vez que pecamos, Deus se prepara para nos castigar. Neste momento, o chicote de Deus não nos atinge porque Jesus se coloca entre nós e o castigo de Deus. Jesus recebe em seu corpo todo o nosso castigo”. Esta é uma ilustração infeliz. Além de sugerir a figura de um Deus irado, carrasco, desvirtua o propósito salvífico de Deus por meio do seu filho Jesus. Ao interpretar a morte de Jesus como somente expiação vicária o fiel esbarra nos limites dessa comparação correndo o risco de deformar o sentido da morte de Jesus.

Ao contrário da explicação infeliz do pastor, os primeiros cristãos viram em Jesus crucificado a expressão mais realista do amor incondicional de Deus para com a humanidade. Não a figura de Deus irado com a humanidade que resolve aplacar a sua ira sacrificando o seu Filho. A cruz, à luz do túmulo vazio, é sinal misterioso do perdão, compaixão e ternura divinos. Só o amor de Deus pode explicar o ato da cruz. Assim é que João pode afirmar: “Deus é amor” (1Jo 4,8.16). E Paulo comovido declara: “O Filho de Deus me amou e se entregou por mim” (Gl 2,20).

Carlos Cunha

2 Comentários

Arquivado em Reflexão teológica

2 Respostas para “Deus é amor

  1. dora mirales

    Realmente Carlos Cunha…em nossos dias este amor incondicional tem sido interpretado de maneira tão incorreta que causa preocupação…afinal será que é tão difícil assim trazer uma interpretação correta do ato salvífico de Cristo?

    • Oi!
      Você assinalou corretamente. É um problema de interpretação. Está em falta uma interpretação lúcida e correta do evento Cristo, isto é, a sua vida, morte e ressurreição. É por isso que insisto na excelente formação filosófico-teológica daqueles que são chamados para a vocação religiosa.
      Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s