Como ler o Novo Testamento?

O Novo Testamento (NT) é a base decisiva e orientadora de tudo aquilo que se designa por cristianismo e por Igreja. Ele contém as únicas fontes fidedignas a respeito da atividade de Jesus, sobre a formação da Igreja e da sua pregação. Embora se considere o valor de fontes extrabíblicas no processo de composição do  NT, por meio de derivação, influência e/ou criação análogo própria, os textos do NT tem um valor primário.

A leitura efetiva do NT passa pelo condicionamento histórico em que os textos foram elaborados a partir de situações históricas específicas. O Sitz im Leben refere-se à origem dos escritos: às situações sociológicas ou necessidades da igreja que deram uma característica distintiva de uma forma determinada ou unidade literária. Tanto o “contexto de vida”, quanto o “contexto de vida de Jesus” (Sitz im leben Jesu) e, o “contexto de vida da igreja” (Sitz im leben kirche), devem ser levados em conta no processo de leitura/interpretação do NT.

O objetivo da teologia do NT é o de deduzir, de escritos isolados ou de grupos de escritos, imagens objetivas e coerentes da atividade de Jesus ou da pregação e da doutrina das primeiras igrejas cristãs. Isso é possível por meio da exegese – interpreta o texto no horizonte de seu autor, contexto e cultura.

Assim, a teologia do NT é fruto da exegese. A teologia neotestamentária não somente coleta os resultados da exegese, mas desenvolve um panorama que enriquece a interpretação dos textos bíblicos para hoje (hermenêutica).

Não é bom submeter à compreensão do NT, de maneira estática, as premissas ideológicas do pensamento moderno, nem confrontar ser humano e a sociedade hodierna com meras citações do NT. Os dois aspectos, o Novo Testamento e o contexto atual, devem ser confrontados em um dialogo crítico de modo que os escritos neotestamentários tenham relevância temática para a contemporaneidade.

Carlos Cunha

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão teológica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s