O pensamento sistêmico de Frijof Capra

O físico Frijof Capra (1939-) é um dos porta-vozes de um grupo de cientistas que ousa imagesromper as fronteiras das disciplinas e estabelecer encontros fecundos entre vários campos do conhecimento. Diálogos inter/transdisciplinares entre fenômenos psicológicos, biológicos, físicos, sociais e culturais compõem o leque de pesquisa de Capra que gestados sobre um novo paradigma desafiam as visões reducionistas da realidade e, ao mesmo tempo, propõem novas teorias com implicações filosóficas, teológicas e sociais.

Para desenvolver o seu pensamento sistêmico, Capra mostra como a revolução conceitual da física contribuiu para uma profunda visão de mundo. A ideia fixista do mundo decorrente basicamente da filosofia analítica cartesiana e da física newtoniana, que, somadas, reforçam a concepção mecânica do universo perdeu espaço para uma concepção holística e complexa da vida. Com a física quântica, a ciência descobre uma lógica da complexidade que envolve o universo em diversos níveis composto por sistemas interativos e interligados. A própria palavra “uni-verso” sugere uma unidade a partir do diverso, não em um mecanismo rigidamente determinado, desencantado e sem vida, mas algo cheio de criatividade e de virtualidade. O universo não é fabricação de coisas prontas. Antes, é um campo aberto com dinamismo interno e com potencialidades imanentes de criatividade. (CAPRA, 2013)

Para a elaboração de um modelo de vida sustentável, Capra pergunta pela vida. Segundo ele, o processo básico da vida assenta-se sobre o metabolismo como fluxos ininterruptos de energia e matéria através de uma rede de reações químicas, que permitem a um organismo vivo gerar, reparar e perpetuar a si mesmo continuamente. A palavra “rede” aqui é crucial para o pensamento sistêmico. As redes constituem-se no padrão básico de organização de todos os sistemas vivos. Todos são sistemas em redes. (CAPRA, 2006)

Para o pensamento sistêmico, as relações são fundamentais. O universo é visto como uma teia dinâmica de eventos inter-relacionados com uma rede de relações entre as várias partes de um todo unificado. O universo aparece como um “complicado tecido de eventos, no qual conexões de diferentes tipos se alternam, se sobrepõem ou se combinam e, por meio disso, determinam a textura do todo” (HEISENBERG apud CAPRA, 2006, p.42).

A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos. Ela vê o universo como uma rede de fenômenos interconectados e interdependentes; reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos como um fio particular da teia da vida. (CAPRA, 2006)

Na visão sistêmica, o todo não é a soma das partes. As propriedades de um sistema vivo são propriedades do todo, que nenhuma das partes possui. Elas surgem quando há interações e relações entre as partes. Dissecar tal sistema é provocar o isolamento de todo o sistema gerando a sua destruição e consequentemente a sua morte. A compreensão de que os sistemas são totalidades integradas em constante conexão provocou mudanças não só na física e na biologia, mas em todas as áreas do saber, inclusive, na teologia. A composição entre os campos do saber e a integração entre o conjuntos de seus próprios sistemas permitem uma visão, não totalizante, mas mais apurada da realidade. Não podemos decompor o mundo em unidades elementares a fim de compreender um todo unificado que é fruto de relações complexas entre as partes. (CAPRA, 2005)

Carlos Cunha 

____________

CAPRA, Frijof. As conexões ocultas: ciência para uma vida sustentável. São Paulo: Cultrix, 2005.

______. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

______. O tao da física: uma análise dos paralelos entre a física moderna e o misticismo oriental. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2013.

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexão teológica

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s